Criador de Braid investiu toda sua fortuna na criação de seu novo jogo, The Witness

Ser um desenvolvedor indie não é fácil: você investe todo o seu dinheiro, boa parte do seu tempo e alguns anos de sua vida num projeto que não tem retorno garantido. É uma verdadeira aventura. Uma aventura que Jonathan Blow viveu entre 2004 e 2008, quando desenvolveu o aclamado Braid.

Agora ele está vivendo essa experiência de novo: desde 2009, Blow trabalha em The Witness, game do gênero puzzle que já consumiu toda a fortuna que ganhou com seu primeiro jogo. Desde o início do desenvolvimento, The Witness já teve seu tamanho triplicado. Inicialmente, ele deveria durar cerca de 8 horas, mas agora ele rende entre 25 e 40 horas de gameplay.

A equipe de desenvolvimento consiste de 9 pessoas, junto de 8 colaboradores adicionais. E isso definitivamente não é barato. “Braid ainda vende bem nas plataformas atuais, mas 2 das grandes plataformas do game eram o Xbox 360 e o PS3, e ambas estão no final de suas vidas no momento”, disse Jonathan Blow.

“Não tem muita gente comprando games digitais aí [nos consoles da geração passada]. Então a receita vinda de Braid não está perto de ser suficiente para financiar a equipe. E peguei um monte de dinheiro emprestado para finalizar The Witness. Então eu espero que, quando o game estiver pronto, algumas pessoas o comprem”, explica o desenvolvedor.

Braid foi um gigantesco sucesso de público e crítica, mantendo nota 93 no Metacritic após 57 análises, o que indica aclamação universal. Apenas na primeira semana, o game vendeu 55 mil unidades. A estatística mais recente de vendas é de abril de 2012, quando 450 mil cópias do jogo haviam sido vendidas, algo excepcional para um jogo independente. Isso foi mais do que suficiente para transformar Blow em milionário, e rendeu mais do que se ele estivesse trabalhando num cargo importante de uma grande empresa nesse período, segundo ele próprio.

Enquanto isso, The Witness será lançado em 2015, mas ainda não tem uma data mais precisa anunciada. Todos os quebra-cabeças do game já estão completos. No total, são 677 puzzles.

Via: Adrenaline