Conheça Spot, o robô inteligênte de quatro patas

“Não se assuste se, no futuro, você puder entrar no carro e deixar que ele o leve ao estádio, sozinho”

R2D2_C3POQuando falamos de robôs inteligentes, a imagem que logo nos vem a cabeça é a dos robôs R2D2 e C3PO, que ajudaram Luke Skywalker a derrotar o vilão Darth Vader no filme “Guerra nas Estrelas”. No filme, eles tinham a capacidade de enxergar, conversar, andar sozinhos, tomar decisões, ou seja, possuíam uma “inteligência” próxima (ou até superior em certos casos) a do ser humano em geral.

Na verdade, a robótica ainda está muito distante desse cenário de ficção científica. Mas a cada dia que passa os robôs deixam de ser apenas máquinas high-tech que existem em algumas fábricas e indústrias. Sem querer desmerecê-los, esses robôs não passam de máquinas sofisticadas que repetem com extrema habilidade, rapidez e precisão os comandos que são programados pelo homem.

Spot é um robô de quatro patas projetado pela Boston Dynamics para operação interna e externa, acionado eletricamente e hidraulicamente. Pesando cerca de 72,5 kilos, tem um sensor em sua cabeça que ajuda a navegar e se localizar em terrenos acidentados.

Os robôs podem ser a espécie que evolui mais rapidamente no nosso planeta. Se você pesquisar um pouco descobrirá as maravilhas que os robôs estão fazendo. Eles já substituíram os humanos em muitas atividades, membros artificiais estão sendo ligados diretamente no sistema nervoso humano, robôs minúsculos já podem entrar em nossos corpos e detectar doenças. Será que algum dia eles substituirão o cérebro humano?